4/21/2008

Amor X Paixão

O que é cada um desses? Qual o mais importante? Alguns responderiam de pronto e imediato, seja um, ou seja o outro. Eu respondo que, como tudo que é da vida, deve ser equilibrado e me arrisco a dizer também que são quase complementares.

Determino o amor, me referindo a este, como todo aquele sentimento despretensioso, que nos desprende de nós e nos transporta ao ser amado. Tão tenro e sublime que só Um é capaz de Ser e não apenas ter, sem inveja ou ciúme, sem rancor ou egoísmo.

Sendo objeto deste seu companheiro, pais, irmãos ou amigos. Quem quer que seja. Provavelmente nunca descobrirão o quão intenso é esse sentimento. Poucas pessoas conseguem realmente contemplar uma bela obra de arte, e sentir em seu intimo tudo aquilo que o artista quis expressar em sua obra. Este é o olhar necessário para, ao cruzar o seu com o de seu próximo, e conseguir distinguir do espelho de sua alma, aquele sentimento misterioso, morno e constante que como um nevoeiro, chega e o envolve por todos os lados, mas nunca impedindo que o seja atravessado.

Já a paixão é aquilo explicito, claro e notório que a poucos deixa a dúvida de sua existência. Porem podendo ser desmedido, dominador ou egocêntrico. Vindo de origens variantes e podendo ter resultados catastróficos. Forte e intenso como este, promove perigo aos que dele abusam, ou que agem por ele unicamente guiados. Corruptível como qualquer fonte de poder, porem miraculoso quando canalizado para, como um holofote a iluminar aquela obra de arte, tornando invisível apenas aqueles que se mantêm de olhos fechados.

Como não tornar seu amor algo egoísta fazendo-o fugir de sua definição, onde apenas o seu ser detém sua plena consciência, omitindo do ser amado o conhecimento de sua existência?

Como para quase tudo na vida, existe mais de um caminho, creio não ser apenas através da paixão, mas havemos de concordar que ela pode tornar-se um grande combustível, tornando o morno amor em uma chama que arde levemente por toda a vida e até em labaredas, que alem de aquecer e iluminar o ser amado, mostra aos infelizes que não o conhecem, que a vida não precisa ser fria e escura, mas clara e quente como o coração daquele que ama e se faz mostrar aquilo que sente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Flavinhoooo...perfeitoooo!!!
suas definições de amor e de paixão são super coerentes....fala sério...o que vc está fazendo em informatica hein?! o.Õ
nao dá pra entender as pessoas que querem fugir de humanas...ai ai


bjoooosssss meu melhor amigo e futuro imortal!!!!!!


lindo d+ o textooooo!!!!!
obs: e nao é pq eu sou puxa saco...mas é pq tá lindo msm!!!!!!

Luiza disse...

Flávio , concordo com a Camila em tudo ...
Perfeito seu texto
Muito bem definido.
Você escreve e se expressa muito bem

Parabéns é um ótimo escritor ^^


Beijos

Unknown disse...

Que texto mais simbólico e lúdico!
Representa em poucas palavras como o amor não vive sem paixão e vice-versa!
Muito lindo!
Apaixonante suas palavras...

Postar um comentário